terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Tertúlia BDzine nº 159


 


O Tertúlia BDzine é, no fanzinato português, o fanzine com mais números publicados, sendo o 184 o mais recente, datado de Novembro 2016. Faz parte da actividade editorial amadora da Tertúlia BD de Lisboa, associação informal com encontros mensais desde Junho de 1985, frequentada por gente que tem a ver com banda desenhada - autores (argumentistas e desenhadores), editores (profissionais e amadores), livreiros, fanzinistas e coleccionadores.

O nº 159 que aqui se apresenta tem data de Maio de 2011, sendo composto por uma banda desenhada (argumento e desenho) de Nuno Duarte "Outro Nuno" (1), em que ele próprio (muito bem auto-retratado) é personagem principal da curta de banda desenhada "Eu Sou Uma Nódoa ou, prontes, tá bem Lino, eu faço uma BD".

Lemos os seus pensamentos - é fácil, basta ler as legendas que inscreve nos cartuchos (2) - e acompanhamo-lo nas suas angústias de criatividade do autor perante o espaço em branco, (ou no papel ou no suporte virtual da Net), em especial no que tem a ver com a componente do argumento/guião. Porque, na realidade, em termos de desenho, Nuno Duarte não tem qualquer hesitação nem as antes citadas angústias de criatividade, ele desenha como respira.

E afinal, inteligentemente, o autor (argumentista/desenhador) acabou por criar, à base das dificuldades de que se queixa ao longo das quatro pranchas, uma trama que provoca ávida curiosidade no leitor/visionador à espera do resultado da tarefa a que o autor meteu ombros, mas que afinal nunca se desenvolve nem resolve. Também é verdade que, depois daquele começo arrastado e angustiado, seriam necessárias mais outras quatro pranchas para a trama se deslindar...

Quem conhecer o Parque Mayer, antes um espaço emblemático de Lisboa e agora reduzido ao Cine/Teatro Capitólio e ao único restaurante que lá continua, teimosamente, a existir, reconhecerá o "A Gina" no retrato que fez Nuno Duarte na última vinheta da excelente curta de BD. 

Ficha técnica
Tertúlia BDzine
Nº 159 - Maio de 2011
Colaboração de: Nuno Duarte, autor da bd "Eu Sou Uma Nódoa"
Formato do zine: 4 folhas A4 (uma folha A3 dividida ao meio)
Cópia digital a preto e branco
Fanzine aperiódico
Editor: Geraldes Lino
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa

Nota do blogger: Este fanzine, editado já quase há seis anos, insere-se numa retrospectiva, aleatória, que estou a fazer tentando completar a amostra de zines portugueses de BD que já existia mas que se perdeu num apagão do presente blogue.

   

(1) Quando este desenhador começou a fazer bandas desenhadas, assinando Nuno Duarte, chamei-lhe a atenção para o facto de na área da BD haver, já alguns anos, um argumentista com esse mesmo nome. 
Com alguma relutância, e até algum desgosto, ele passou a assinar com o pseudónimo "Outro Nuno". 

 (2) Cartucho, na nomenclatura da BD, é o espaço fechado geralmente em forma de rectângulo, que contém descrições do narrador ou mesmo pensamentos das personagens.
-------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que queiram ver as postagens anteriores dedicadas a este fanzine, poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BDzine visível em rodapé 

Sem comentários: