domingo, 5 de março de 2017

Café Noir - Prémio do Melhor Fanzine em Angoulême 89





Uma publicação editada por uma associação sem fins lucrativos classifica-se de fanzine, mesmo que tenha apresentação visual ao nível de uma revista profissional/comercial, esteja registada no ISSN e no Depósito Legal. 

Assim se justifica, pela aplicação correcta do conceito de fanzine enquanto publicação amadora, que Café Noir (nº5 - Printemps 89) tenha sido distinguido com o Prix du Meilleur Fanzine - Angoulême 89, como se pode ler no canto superior direito da capa.

Para ajudar a suportar os custos de edição de um objecto gráfico ao elevado nível do Café Noir - impressão em offset, papel couché de elevada gramagem, capa e contracapa a cores -, a Association Philactère, de Canteleu, França (uma associação cultural sem finalidades de lucros) recorreu ao apoio de uma outra entidade de índole cultural, o Centre National des Lettres, como também se pode ler no rodapé da capa.

É crucial ter em consideração tão determinante pormenor - o da esmerada produção de uma publicação não lhe retira o estatuto fanzinístico - no que concerne à correcta atribuição da categoria de fanzine a qualquer produto impresso com aspecto exterior de luxuosa revista profissional/comercial.
O conceito de fanzine vai além da excelência técnica do objecto gráfico-literário produzido, prende-se antes à condição do editor amador, faneditor, ou à entidade de âmbito cultural sem fins lucrativos envolvida na edição, sob cuja chancela e apoio financeiro é publicado o objecto.

Café Noir
Publié par l'Association Filactère
Canteleu - France
Formato: 21x29,7cm (A4)
68 páginas     

-------------------------------------
Os interessados em ver posts anteriores dedicados a fanzines Estrangeiros BD, poderão fazê-lo clicando nessa rubrica visível em rodapé

Sem comentários: