quinta-feira, 25 de maio de 2017

Fanzines portugueses editados em inglês - 666 Hardware













É sabido que o número 666 se refere à besta de sete cabeças e dez chifres, segundo o texto bíblico. Quiçá seduzido por tão enigmática imagem, Rudolfo deu o título 666 Hardware ao fanzine que editou em Agosto de 2011.

Talvez por pretender dar ao seu tratamento do tema uma maior difusão, Rudolfo optou pela língua inglesa para escrever as legendas dos balões e as didascálias, as quais ajudam o leitor/visionador a acompanhar a tenebrosa trama em que se envolve o próprio Rudolfo, autor e personagem, como sempre, nas suas bandas desenhadas.

Na última página deste zine, há uma pequena nota autobiográfica, que diz o seguinte:

Rudolfo is a Portuguese Artist. Born in 1991. He really likes comics. Been publishing his own comics since 2007. Edits and publishes the Trimonthly Anthology "Lodaçal Comix". He's also a videogame nerd.

-----------------------------------------
RUDOLFO

Autobiobibliografia na 3º pessoa


Rudolfo é um mestre de todos os ofícios e mais algum. Faz bonecos desde sempre, mas foi em 2007, quando tinha 16 anos, que começou a editar os seus fanzines de BD que entretanto se viram misturados com toda a sua raiva emocional através dos seus discos carregados de Hate Beat e concertos cheios de espasmos, caos, fritaria e bastante rabetice... Do seu pequeno percurso hiperactivo contam-se uma série de fanzines próprios, participação em várias antologias de BD da Chili Com Carne ou oriundas de outros países/continentes, ilustrações para aqui e para acolá (fez imenso lixo para a Vice) e também alguns discos em formato CD-R/MP3. No entanto, os seus feitos mais importantes podem ser reduzidos a uma lista: a criação e morte da antologia de BD trimestral e internacional Lodaçal Comix, entre 2011 e 2013 através do selo Ruru Comix; ter sido a primeira e talvez a única pessoa a ser expulsa do Milhões de Festa; ter criado o bootleg mais másculo de sempre daquele rato amarelo que dá choques (Musclechoo); e, mais recentemente, do seu trabalho contínuo a ilustrar Negative Dad, uma BD escrita pelo Nathan Williams (Wavves) e o seu amigo, Matt Barajas (Heavy Hawaii). Ah, também tem andado a fazer bimestralmente a sua nova revista de bd, Molly!

-------------------------------------
Outra autobiobibliografia na 3ª pessoa

Rudolfo (*) é um mestre de todos os ofícios e mais algum. Faz bonecos desde sempre, mas foi em 2007, quando tinha 16 anos, que começou a editar os seus fanzines de banda-desenhada que entretanto se viram misturados com toda a sua raiva emocional através dos seus discos carregados de Hate Beat e concertos cheios de espasmos, caos, fritaria e bastante rabetice... 
No entanto, os seus feitos mais importantes podem ser reduzidos a uma lista: a criação LODAÇAL COMIX, que foi editada entre 2011-2013 através do selo Ruru Comix; e recentemente, do seu trabalho contínuo a ilustrar NEGATIVE DAD, uma BD escrita pelo Nathan Williams (WAVVES) e o seu amigo, Matt Barajas (HEAVY HAWAII). Ah, também tem andado a fazer bimestralmente a sua nova revista de BD, MOLLY!


(*) Nota do blogger: Diogo Jesus 
 

-------------------------------------
Os visitantes deste blogue interessados em ver posts anteriores dedicados ao tema Fanzines portugueses editados em inglês poderão fazê-lo clicando nesse item visível no rodapé

Sem comentários: