sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada nº1 (post 1 de 6)


Pelo facto de ser editado por uma associação sem finalidades lucrativas, o Boletim do Clube Português de Banda Desenhada insere-se obviamente no conceito de fanzine.

Começado a ser editado em Março de 1977, é o mais antigo fanzine em publicação, já com quarenta anos de existência. Todavia, devido à irregularidade na periodicidade editorial (um dos aspectos que caracterizam os zines) conta apenas com 143 números publicados, o que, sendo assinalável em termos relativos, confirma a noção de que este tipo de publicações amadoras sofrem sempre de entraves na cadência da edição, quer por dificuldades económicas, quer por escassez de colaborações benévolas.

No que se refere às colaborações, embora tenha tido alguns números com preponderância de publicação de bandas desenhadas, o conteúdo do Boletim pendeu quase sempre mais para a inclusão de textos, quer de estudos, incluindo análise de colecções de revistas portuguesas de banda desenhada, por exemplo, ou o esmiuçar da actividade editorial das diversas editoras de BD.
Um pormenor que salta à vista é o de que nenhum artigo está assinado, talvez reflexo dos [bons] ventos democráticos do 25 de Abril, que incitavam a dar a primazia ao colectivo em detrimento do individualismo. Mas acaba por se ficar a saber, pela leitura do texto "As nossas desculpas", publicado na última página, que foi o sócio António Alfaiate o autor da ficha da revista O Grilo. Uma pequena inconfidência...
Logo na página 3 aparece o seguinte texto: 


A comprovar esta afirmação, veja-se que logo no primeiro número do Boletim (não esquecer que estamos no início de 1977), aparece um extenso artigo intitulado Panorama da Banda Desenhada em Portugal, acima reproduzido parcialmente, sobre revistas de BD (Mundo de Aventuras, Tintin, Jornal do Cuto, entre várias outras, e respectivas editoras, Agência Portuguesa de Revistas, Edições Bertrand e Portugal Press).

Atendendo à fraca legibilidade do texto - além de ser dactilografado, o uso de corpo muito pequeno dificulta a leitura -, decidi reproduzi-lo textualmente, até para poder ser localizado em pesquisa aqui no blogue, mas essencialmente porque é curioso, no mínimo, ler críticas e comentários escritos há quarenta anos.
.................................................................................
    PANORAMA DA BANDA DESENHADA EM PORTUGAL  
AGENCIA PORTUGUESA DE REVISTAS
1 - MUNDO DE AVENTURAS - Semanal, 17x24, 11 pgs + capa, 7$50
      - Na sua caminhada de 28 anos,ultrapassou com o nº161-V Série, os 1412 números saídos do lendário "O Mosquito".
      Serve este intróito para chamar a atenção dos responsáveis da revista, o cuidado a ter não só na selecção do material a apresentar, como para o aspecto gráfico, que algumas deficiências verificadas ultimamente, com certa frequência - rugosidades no papel, manchas e dedadas nos fotólitos (!) e falhas de impressão - podem ser evitadas com um pouco de atenção e cuidado, sem que isso encareça o preço da revista.
    Segue-se uma lista dos episódios recentemente publicados:
Nov. nº162 - Archie Cash em "O Mestre do Tenebroso" por Malik
        nº163 -      "          "   (2ª parte) + Fantasma de Sy Barry, t.d. (8/11/71 a 8/1/72)
        nº164 - "Os Mercenários" de A. Carrilho
        nº165 - Jerry Spring em "Pancho Fora da Lei" de Jijé
Dez. nº166 - Johnny Hazard em "Aventura em Tokyo" de Frank Robbins (t.d. 4/2/63 a 25/4/63)
        nº167 - Sandokan em "Os 2 Tigres" de Fagarazi+Randall de Arturo del Castillo
        nº168 - Garth em "A noiva de Genghis Khan" (H228-J113) de Bellamy+Sandokan
        nº169 - Tiger Joy em "A pista do Marfim" 2º epis. de Victor Hubinon + Sandokan 
        nº170 - Tiger Joy (conclusão 2º epis.) + Sandokan. No     destacável dos "clássicos" inicia-se a publicação de "Rádio Patrulha".
Jan. nº171 - Dick "O Artilheiro" de José Salinas + Sandokan
        nº172 - Flash Gordon (2ºepis) de Reed Crandall + Sandokan
        nº173 - Conclusão de Sandokan + Flash Gordon (conclusão)
        nº174 - Cartouche (1ºepis) de E.T.Coelho

        De notar que Sandokan tem 90 pranchas e que foi publicado de forma a se poder destacar da revista, formando volume à parte.
         Nota-se um decréscimo na apresentação do material oriundo dos Comic-Books, e uma maior percentagem das séries europeias, vindas principalmente do Spirou (Buck Danny,  Paul Foran, Jerry Spring, Tiger Joy, Archie Cash, etc.).
         Para breve a publicação de um recente trabalho de Buzelli e mais alguns episódios, desconhecidos entre nós, de Eduardo T. Coelho.
         Continuamos todavia a lamentar a ausência de séries inglesas (Matt Dillon, Jeff Hawke) etc., dos trabalhos de Eric Sio (espanhol) e Alberto Breccia (argentino).
          2 - Especial MUNDO DE AVENTURAS - Mensal? A4, 15$00, 48 pgs.
          Poderia ser a melhor revista do género mas - falta de regularidade, impressão deficiente para o preço, a ausência de um caderno de cor (pelo menos no Natal - retiram-lhe essa possibilidade.
         O número 10, de Agosto de 76, publicou a preto e branco o álbum completo "Corentin entre os Peles-Vermelhas", desenhado por Paul Cuvelier editado a cores pela Lombard em 1956. Foi sem dúvida um bom presente de férias. Já em Outubro saiu o nº11 (datado de Set. de 76) que contém:
         - Garth em "O Monstro de Ultor" (H42 a H131) de Bellamy
         - Tarzan de Hal Foster (4/10/31 a 31/3/32), constituindo o primeiro episódio dominical desenhado por Foster para este personagem (exceptuando a ilustração da "Origem de Tarzan") e cinco anos antes da sua obra mestra "Príncipe Valente".
         nº12 - Matt Marriott em "Maria a Pregadora + 3º episódio (3/7/67 a 4/4/67) de Agente Secreto Corrigan de Al Williamson (incluindo uma semana desenhada por Neal Adams de 14 a 19/8).
        nº13 - "Lance" de Warren Tufts (episódio constituído pelas pranchas 59 a 78) + Fantasma em "Os Mercadores de Escravos" de Ray Moore + Steve Roper de 1959 e "Guttenberg" de José Ruy versão com balões.
        nº14 - Príncipe Valente em "Expedição Africana" de Hal Foster.
                 - Os Buscadores em "Legs on Broadway" (26º episódio - T318/T365) de John Burns
                 - Lance McLane em "O Refúgio" (1º episódio) nova série de Sidney Jordan
                    
(Post 1 de 6 - Devido à extensão do artigo, e à limitação do número de caracteres em cada post, a transcrição deste artigo continua nos posts seguintes)
.............................................
Ficha técnica
Título: Boletim do Clube Português de Banda Desenhada (por vezes apenas Boletim CPBD)
Formato: A4
Tiragem: inicialmente 300 exemplares
Local da edição: Na sede do CPBD. 
Ao tempo deste primeiro número, a sede (provisória) era na Rua Camilo Castelo Branco, 31-2º - Lisboa
Anos depois passou para a Praça Pinheiro Torres, Benfica, Lisboa.
Posteriormente o CPBD passou a ter sede na Av. Duque de Ávila, em Lisboa.
Actualmente (desde 2015) a sede do CPBD é na Av. do Brasil, 52A, Reboleira, Amadora
 

Sem comentários: