segunda-feira, 19 de março de 2018

IL FANZINIÈRE - Fanzines vistos pelos fanzines


IL FANZINIÈRE, uma rubrica do fanzine italiano Fumetto, aqui apresentado há algum tempo (*) mostra logo à partida qual o assunto sobre o qual incide: os fanzines.

Nas duas colunas que abarca a rubrica, o redactor Luciano Tamagnini cita quatro zines: La Gazzetta di Clerville, Cronaca di Topolinia, Vitt & Dintorni e Tex Magazine.

Acerca de La Gazzetta di Clerville, já no seu nº 55, fica registado que se trata do órgão do Diabolik Club.

Cronaca de Topolinia - O principal do conteúdo deste zine, pela óptica do crítico, é um texto de Dell'Orso, que versa sobre o famoso Inferno de Topolino.

Diabolikando - Andrea Agati, apaixonado pelo fumetto nero em geral, e de Diabolik em particular, reincidiu na sua paixão ao editar o nº1 deste fanzine (28 páginas, tipo caderno, com capa de Bozzoli e Facciolo), contando com uma prova dos contactos do herói com o mundo do erotismo.

Vitt & Dintorni - A Associazone Amici de 'Il Vittorioso' editou o nº 28 deste zine, com, entre tantos motivos de interesse, artigos de Brunoro, Ragni e, em especial, de Turchi sobre Vitt, diminutivo de Vittorioso (*), jornal italiano de BD, e a banda desenhada nos anos sessenta.

(*) Il Vittorioso (1937/1966) foi um magazine de periodicidade semanal, nascido por iniciativa da Azione Cattolica, uma associação criada como resposta às revistas seculares, com o fito de oferecer aos leitores jovens bandas desenhadas com valores morais defendidos pela religião católica. A revista era feita unicamente por autores italianos, designadamente Bellavitis, Caesar, Caprioli, Gianni De Luca, Gianluigi Bonelli, Giovannini, Jacovitti, Lino Landolfi, Polese, nomes que seleccionei entre vários outros, por terem sido conhecidos dos leitores de algumas revistas portuguesas, em especial do Cavaleiro Andante. 

Tex Magazine - O nº10 deste magazine, órgão do Forum di Tex, por trás de capa inédita de Manlio Truscia debruçou-se sobre o tema do nu nos episódios do Tex, e deu azo a uma longa entrevista com Civitelli.
----------------------------------------------- 
      
(*) http://sitiodosfanzines.blogspot.pt/2018/02/fumetto-um-fanzine-italiano.html

Sem comentários: